About Our Team

Friday, July 6, 2018

Continuação...

A queda de Judá, que aconteceu no início do sexto século a.C., foi consequência de gerações de pecado nacional, especialmente a idolatria de um povo que foi exaltado acima das outras nações para manter uma relação especial com o Criador do universo, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó (Êxodo 3:6-17). Foi um castigo claramente merecido, motivo de o Salmista procurar se distanciar dos antepassados e se aproximar de Deus: “Não recordes contra nós as iniquidades de nossos pais; apressem-se ao nosso encontro as tuas misericórdias, pois estamos sobremodo abatidos” (verso 8).

Asafe entendeu, porém, que o problema não ficou no passado. Ele não queria responder pelos pecados dos pais, mas também não queria ser punido por seus próprios erros: “Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome” (verso 9). Esse perdão não foi merecido. Se Deus se esquecesse dos pecados da nação, seria por amor do seu nome, não por mérito do povo. Se Deus não perdoasse, as nações blasfemariam, dizendo que não tinha poder para proteger seu povo escolhido (versos 10 a 12).

Ainda é possível ver famílias ou nações sofrerem consequências dos erros de outros, mas o julgamento espiritual que determina o nosso destino eterno é individual. O que nos preocupa não é o perdão nacional e, sim, o perdão dos nossos próprios pecados (2 Coríntios 5:10; João 5:28-29; Atos 2:37-38).

Asafe encerra esse cântico em um tom de confiança em Deus. Acreditando que o perdão seria cedido e que o alívio do sofrimento viria, ele conclui o hino com uma promessa de adoração ao Senhor: “Quanto a nós, teu povo e ovelhas do teu pasto, para sempre te daremos graças; de geração em geração proclamaremos os teus louvores” (verso 13). As gerações anteriores erraram quando adoraram falsos deuses, mas o salmista demonstra sua esperança de uma atitude diferente no futuro. As próximas gerações seriam fiéis na sua adoração ao Senhor.
 Que Deus nos abençoe...

No comments:

Post a Comment

Featured Post

About Our President

Carlos Jimenez was born in Reedley, California July 24, 1989, and raised in Orange Cove, California. Carlos at a young age was raised within...