About Our Team

Friday, July 6, 2018

Salmo 79: Por Amor do Teu Nome

Salmo 79: Por Amor do Teu Nome

Vários dos Salmos falam sobre a circunstância dos judeus depois do castigo que Deus trouxe sobre a nação rebelde no tempo dos profetas Jeremias, Ezequiel, Daniel e outros. Depois de séculos de desobediência nacional, Deus usou o violento império babilônico para destruir o templo e a cidade de Jerusalém, matar muitos dos judeus e levar outros ao cativeiro na Babilônia.

Em momentos de desespero como esse, é comum ouvir os homens implorando a Deus e pedindo sua misericórdia. Salmo 79 é um exemplo desse tipo de apelo, escrito da perspectiva de um servo do Senhor que reconhecia a justiça divina e, ao mesmo tempo, a culpa do próprio povo escolhido. Ele sente as dores do seu povo querido, mas, principalmente, reconhece que a principal questão a ser considerada é a honra que Deus merece. Suas súplicas se fundam no caráter de Deus, pois não teria como se argumentar em defesa do mérito do povo. Na leitura desse hino, observe o uso frequente da segunda pessoa para descrever os estragos feitos em Judá: “tua herança”, “teu santo templo” (verso 1), “teus servos”, “teus santos”, “teu povo” (versos 2,10,13), “teu nome” (verso 9) etc.

Esse Salmo de Asafe trata da condição do povo de Judá depois da destruição de Jerusalém, frisando o efeito da invasão babilônica referente à imagem do próprio Senhor. Ele começa com estas palavras: “Ó Deus, as nações invadiram a tua herança, profanaram o teu santo templo, reduziram Jerusalém a um montão de ruínas. Deram os cadáveres dos teus servos por cibo às aves dos céus e a carne dos teus santos, às feras da terra” (versos 1 e 2).

O salmista pede a inversão da circunstância. As nações invadiram e o povo de Judá estava sofrendo terrivelmente, mas o autor pede alívio para os santos e justiça para as nações (verses 3 a 7). A pergunta do verso 5 (“Até quando, SENHOR?”) aparece mais de doze vezes nos Salmos, mostrando o desejo de servos sinceros como Asafe que buscam entender o procedimento de Deus. Não é errado perguntar. O erro de muitos é de não aceitar a resposta, ou falta de resposta, que vem do Senhor! Podemos buscar entendimento, mas não temos direito de questionar as decisões do nosso soberano Criador. A pergunta de Asafe é um apelo para o fim do sofrimento da nação.
Continuação....

Com amor Maria❤

No comments:

Post a Comment

Featured Post

About Our President

Carlos Jimenez was born in Reedley, California July 24, 1989, and raised in Orange Cove, California. Carlos at a young age was raised within...